sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Mαior Enigmα dα Fαce dα Terrα

     Bem, hoje estou aqui para apresentar-lhes o maior enigma da face da Terra. Na verdade, você já conhece esse enigma, mas como qualquer outra pessoa, nunca conseguiu ou conseguirá decifrá-lo; apenas um ser é capaz de decifrar esse enigma por completo, porque ele é onisciente, onipresente e onipotente. Esse enigma se chama Ser-Humano e este ser que consegue decifrá-lo, Deus.
     Porque o Ser-Humano é a maior incógnita que existe? Simples. Porque nada nem ninguém que pertença a esse mundo pode saber o que se passa na mente de uma pessoa. Isso é impossível! Ao mesmo tempo que aquela pessoa está sendo a mais gentil possível com você, ela pode estar te xingando em seu pensamento, repassando em sua mente o quanto te odeia.
     Um grande dilema que é encontrado dentro desse enigma é "Confiar ou Não Confiar?". Afinal, vivemos cercados de pessoas o tempo todo. Em casa, trabalho, escola, shopping, parque, rua, ônibus... Em tudo quanto é lugar há pessoas. Mas como saber em quem confiar? Será que é realmente possível confiar em alguém?
     Ultimamente tenho pensado muito nesse assunto. Muito mesmo. Muitas das pessoas que me cercam eu sei que merecem minha confiança, porém há muitas outras que não merecem nem uma gota dela. Eu sou muito pacífico e tento entender as pessoas da melhor maneira possível, tento deixá-las mostrar o que realmente são ou o que dizem ser. Para muitos, essa minha atitude é um erro, porém eu não considero assim. Segundo o Cristianismo, devemos amar nosso próximo como a nós mesmos, até aqueles que não merecem ser amados, devemos perdoar sempre, sem excessões e não importa a quantidade de erros. É simplesmente isso que eu tento seguir ao dar chances para a pessoa mostrar quem é. Não significa que eu seja bobo, que eu não veja. Amar, respeitar e perdoar é uma necessidade para o ser-humano viver bem em uma sociedade, porém, às vezes, com atitudes inexplicáveis o ser-humano destrói outra coisa que é crucial: a confiança. Quando a confiança é quebrada fica difícil amar, respeitar e perdoar, embora ainda seja necessário. Muito difícil.
     Tenho tido alguns exemplos em minha vida de pessoas que se mostravam ser completamente diferentes do que são agora. Algumas mudaram para melhor em alguns pontos e conservaram seus pontos negativos, outras mudaram para pior em alguns pontos, mas ainda assim conservam coisas boas, enquanto outras ainda, mudaram completamente para pior. Enfim, em todos esses casos, os pontos negativos foram ficando marcados em minha vida aos poucos. Eu, com meu jeito pacífico de ser, continuei levando o lado positivo das pessoas em conta, amando, respeitando e perdoando na medida do possível, mas é inevitável não lembrar dos fatos negativos, são angustiantes, sufocantes, ainda mais quando você vê que aquela pessoa nem percebeu que te magoou; que magoou todos que a cercam. E de repente, como se a pessoa tivesse nascido para aquilo, começa a cometer erros e mais erros, um atrás do outro. Então a confiança é quebrada. Ninguém mais consegue confiar nela. E ela derrapa mais vezes. Você tenta lutar por aquela pessoa, sente que ainda pode haver esperança dela ser uma boa pessoa, tenta doar sua paciência, consolo, amor e compaixão, mas todo seu esforço dá na mesma. Muitas das vezes a pessoa não quer nem ser ajudada! Acha que não há porquê.
     Vivemos em um país onde a Democracia impera. Democracia é quando algo é decidido pelo voto da maioria, quando a maioria quer. E por causa de um capricho, e também por não ser democrata talvez, a pessoa fere a tantas outras por sua vontade não acatada. Pessoas que contavam com ela, que sabiam da necessidade dela em seu meio, não só pelo que ela faria, mas também pela amizade. Então essa pessoa resolve se revoltar contra todos, e ainda se acha no direito de ninguém se entristecer com a atitude dela ou achar que aquilo foi um erro. Qualquer um se entristeceria! A confiança fora quebrada.
     Uma coisa que também é muito ruim e acontece frequentemente é a falta de diálogo. Uma pessoa acha uma coisa da outra, e vice-versa. Mas ninguém sabe realmente o que cada um está pensando do outro. O diálogo serve para colocar as ideias à mostra, mas o coitado sempre é esquecido. Aí acontece o "telefone sem fio". Escuta-se a pessoa comentar com outra algo que possa ter a ver com você, e você toma aquilo como se fosse justamente algo para te atacar. E do outro lado acontece a mesma coisa, da mesma forma. Com isso o ódio aumenta, a amizade some de vez, e a confiança? Tadinha, foi extinta.
     Enfim, essa volta toda só para mostrar como o Enigma Ser-Humano é o mais complicado de todos. Como você pode estar pensando algo completamente ruim de uma pessoa enquanto ela nunca pensou em fazer nada de ruim a você, e ao mesmo tempo está ao lado de alguém que você considera seu melhor amigo e esse alguém te odeia com devoção.
     Cuidado com os que te cercam, porém não esqueça de amar, respeitar e perdoar. É possível obter simultaneidade entre tais coisas, basta ter força de vontade.
     Mais uma vez, obrigado pela atenção (:
     Beijos e abraços. Tchau. E um comentário seria bem legal ;D